Pré-Natal

A importância de acompanhar cada momento, desde antes da gestação.

A gestação é um dos momentos mais transformadores e intensos da vida. São muitas as expectativas e emoções envolvidas em cada fase de uma gravidez, e a mãe precisa se sentir tranquila e segura. Por isso, o acompanhamento cuidadoso da saúde e do bem-estar da mãe e do bebê é fundamental.

O pré-natal começa antes mesmo da concepção, quando o casal decide engravidar. Nesta fase, além de receber algumas orientações e tirar dúvidas com o médico, o casal pode fazer os primeiros exames para se preparar.

Durante a gestação, no pré-natal, é feito o acompanhamento da saúde da mãe e do desenvolvimento do bebê, através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Nas consultas, informações importantes são registradas e acompanhadas, como o número de semanas da gestação, a frequência cardíaca do bebê, a altura do útero, peso e pressão arterial da mãe, inchaços, medicamentos, orientações alimentares e vacinas que a gestante precisa tomar.

De maneira geral, as consultas do pré-natal são periódicas, realizadas uma vez ao mês até a 32ª semana, uma vez a cada 15 dias até a 36ª semana, e uma vez por semana até o parto. Mas a regularidade das consultas pode variar, sendo definida de acordo com o tempo de gestação, a saúde da paciente e a necessidade de cada situação.